quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O SERVIÇO SOCIAL E AS POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS DO SÉCULO XX

INTRODUÇÃO:
Esse texto fala dos acontecimentos de 1930, as mudanças ocorridas no Brasil no contexto político, econômico, e o papel que o estado teve no surgimento das políticas socias e no serviço social.

As mudanças políticas e econõmicas ocorridas na década de 30.

No inicio da década de 30, o Brasil sofreu grandes mudanças através do processo de industrialização, que gerou uma grande insatisfação por parte da população trabalhista com as condições de vida e trabalho, de onde surgiu uma grande pressão sobre o governo da época por melhores condições de vida e trabalho, foi onde o estado se viu pressionado a criar algum tipo de proteção social.
Na época o Brasil teve um avanço no desenvolvimento econômico, político, social e cultural, um país cujo modelo de desenvolvimento até o presente momento era baseado no setor agrário e comercial, começa a se tornar urbano-industrial nacional.
Em 1930 quando Vargas assumiu o governo do país, por um grande período e que se passa a reconhecer a necessidade e existência da questão social, mesmo que fosse apenas como um assunto relativo a ordem pública, passou a ter um papel de grande destaque para o governo federal. Vargas criou uma série de medidas sociais de caráter de prevenção. No dia 30 de novembro foi criado o ministério do trabalho, indústria e comercio. Uma legislação trabalhista que atendia aos trabalhadores sem deixar de atender os interesses da industrialização emergente, foi fundado o instituto de aposentadoria e pensões e uma legislação trabalhista para os trabalhadores urbanos a qual não servia de nada para os trabalhadores rurais. O governo conseguiu instalar uma política de compromisso e conciliação ente os grupos dominantes, as camadas medias e trabalhadores.
O modelo de proteção social adotado na época nada mais era que uma política governamental corporativista e personalista, que visava atender os interesses particulares dos dirigentes, em troca de favores.
Em 1942 surgiu LBA (legião brasileira de assistência) que tinha como objetivo apoiar as famílias dos soldados brasileiros que lutavam na Itália, a frente da LBA estava dona Darcy a mulher do presidente Vargas. Com o fim da guerra foi decidido que a LBA continuaria, agora atuando na área da infância e da maternidade, ainda sob a direção da dona Darcy.
As características do trabalho social da época eram de total assistencialismo, e não de serviço social, assistencialismo que era dirigido pelas primeiras damas às classes pobres. As medidas de proteção social do governo da época de 1930 a 1954 trouxeram alguns ganhos como: salário mínimo, jornada de 8 horas de trabalho, férias remuneradas, a proteção do trabalho da mulher e criança, assistência a saúde, a maternidade, a infância e uma serie de outros serviços assistenciais e educacionais.
Em 1946 foi criado o SESI (serviço social da indústria do comercio) ainda no mesmo ano foi criada a fundação leão XIII, que tinha por objetivo atuar na educação das pessoas das favelas do Rio de Janeiro, entre outros benefícios que também foram criados na intenção de acalmar os ânimos, em favor da política da época. Os gastos políticos desse período deram origem à concepção de estado de bem estar social, o que na realidade nunca chegou a ser implantado no Brasil.
As políticas do governo Vargas tiveram apoio da igreja católica. A igreja daria suporte às políticas do estado e Vargas cooperaria com os propósitos da igreja católica, esta aliança traria um grande crescimento das instituições católicas, tanto nas áreas assistenciais quanto na educação, entre elas as universidades católicas, essas instituições tiveram uma influencia significativa na formação de pessoas para o trabalho social e com isso foi criado o curso de serviço social. A primeira escola de serviço social no Brasil foi criada em 1936 na cidade de São Paulo onde estavam concentradas as indústrias. No ano seguinte foi a vez do Rio de Janeiro criar o mesmo curso, nos anos que seguiram outros lugares foram adotando o curso ate que ele se tornou a denominada faculdade de serviço social de hoje.
Os primeiros assistentes sociais tiveram como principal local de trabalho as instituições católicas, e logo em seguida se espalharam para outras áreas como o setores jurídicos, saúde, educação, habitação e ate mesmo na agricultura rural, sendo que o estado passou a ser o grande empregador da classe dos assistentes sociais.
No inicio do trabalho os assistentes sociais tiveram que importar modelos teóricos e metodológicos, mas o material importado tornou-se inadequado para uma abordagem individual, diante de uma realidade tão subdesenvolvida.
O serviço social em si foi muito questionado, as áreas de ciências humanas e sociais, se questionaram sobre as formas de atraso no desenvolvimento e na marginalidade social, embora fosse amparado pela legislação o serviço social custou a conquistar o reconhecimento da sociedade.
Com o golpe militar em 1964, a população e os assistentes sociais que lutaram pela transformação social e sofreram repressão do regime militar.
Após o golpe com grandes mudanças ocorrendo no Brasil aumentou a demanda pelo trabalho de assistência social, onde foi exigida especialização em políticas sociais, administração de serviço dentre outras varias exigências, com a mudança após 1964 os assistentes sociais se dedicaram mais a critica interna, onde foram realizados varias encontros profissionais para troca profissionais educativas.
No fim da década de 80, com a redemocratização do Brasil e nova constituição, ouve novas mudanças no serviço social, onde as políticas sociais foram direcionadas para a universalização e garantia dos direitos sociais.


Conclusão:
O serviço social no começo era um assistencialismo e não um serviço social, sendo que este foi surgindo através de políticas publicas, sobre grande influência da igreja católica, e cercado de interesses políticos, passou por varias mudanças, enfrentou vários obstáculos ate chegar os dias atuais.

Um comentário:

  1. Boa tarde Tânia Mara, gostaria de dicas para elaborar um projeto, e como faço o oficio para arrecadar fundos para a efetivação do mesmo. Obrigada.

    ResponderExcluir