quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O EMPREENDEDORISMO SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA SOCIEDADE

INTRODUÇÃO:
Neste trabalho focaremos as ações de empreendedorismo social, o que poderia ser feito neste Município para melhorar as condições de vida da sociedade, como a própria sociedade pode organizar e conseguir grandes conquistas no campo de uma sociedade mais justa, com direitos e oportunidades iguais para todos.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

As maiorias das pessoas já ouviram falar sobre empreendedorismo, normalmente quem é empreendedor é aquele que acaba de montar um negócio a fim de um ganho, lucro ou renda própria para sobreviver.
Já o empreendedorismo social é pouco conhecido, que geralmente é realizado por pessoas com experiência na área social, ou que desenvolva um trabalho comunitário, esse tipo de empreendedor tem uma visão voltada para promover e criar oportunidades que vão trazer benefícios, melhorias, para aquelas pessoas que estão à margem ou fora da economia do país.
O empreendedor busca soluções para os problemas sociais de uma sociedade. Eles buscam resgatar as pessoas de situações de risco social e promove-las a inclusão social.
O empreendedor social veio para substituir a lógica da filantropia, da caridade e do assistencialismo que era um meio paliativo que não resolvia o problema, o empreendedor social busca a base do problema e tenta resolve-la para assim mudar a situação social de um determinado grupo.
As ações de empreendedorismo social que poderiam ser implantadas na minha cidade poderiam incluir esta pratica nas escolas, faculdades onde os alunos que são membros da comunidade e sabe onde encontrarão dificuldades do dia-a-dia. Como por exemplo, a dificuldade que é encontrada na busca do primeiro emprego, onde são exigidas experiências profissionais, referências comerciais entre tantas outras coisas, mas como é que um jovem que esta em busca do primeiro emprego vai ter experiência se ele nunca trabalhou e ninguém da oportunidade para que ele aprenda, por esse motivo seria muito importante a criação de um local que ensine aos jovens pelo menos o básico para se inserir no mercado de trabalho ou até mesmo oficinas onde esses jovens tivessem a oportunidade de especializar, aprender uma profissão, pois o mercado de trabalho a cada dia que passa se torna mais exigente e os nossos jovens não estão preparados para esse padrão exigido. As escolas e as faculdades poderiam incluir esse trabalho na sua grade curricular preparar os nossos jovens para o mercado de trabalho.    
A inclusão de projetos que façam as pessoas se conscientizarem da necessidade de proteger o local onde vivemos a natureza nossos rios, nascentes matas e animais. Criando por exemplo projeto de arvorísmo, fazer a população se unir para melhorar a cara da cidade com plantação de arvores que no futuro ajudariam a diminuir o calor, proteger e recuperar os rios que cortam as cidades que estão completamente poluídos, na maioria das vezes é utilizados como deposito de lixo doméstico são abandonados  tornando-se um risco para própria sociedade,como ocorreu alguns anos atrás uma enchente que destruiu casas algumas pessoas acabaram morrendo tentando salvar suas coisas,mas não olham que não protegemos a natureza,ela um dia se voltara contra nos , cada  ação gera uma reação catastrófica, que é o que esta ocorrendo no  mundo todo, é tsunami, furacão, terremoto, aquecimento global, é tudo reação da destruição  causada pelo homem.
A criação de uma ONG que desenvolva um trabalho com as famílias carentes, ensinado algumas coisas com as quais depois elas poderiam trabalhar para melhorar suas condições de vida, alguns projetos voltados para os filhos dessas famílias, como aula de reforço escolar, aulas de dança, teatro, brincadeiras que naquele momento as tiraria das ruas e as encaminharia a sociedade, trazendo uma expectativa de um futuro melhor, uma esperança de que as coisas podem melhorar que sonhos podem se tornar realidade, fazer com que elas vejam que podem sim fazer parte de uma sociedade, e que é fazer desse país, um local melhor para se viver, porque uma pessoa só lutando por um objetivo não consegue nada, mas quando as pessoas se unem em prol de um objetivo elas podem muito,fazer grandes mudanças depende da união de uma população.O nosso país anda mesmo precisando  olhar por aqueles necessitam de ajuda, para podermos nos tornar uma sociedade igualitária onde todos tenham os mesmos direitos e não sejam excluídos a margem de uma sociedade egoísta e desigual.  
E também projetos que visem resgatar jovens envolvidos com a criminalidade e as drogas que na maioria são crianças, que entram nesse mundo, que sem ajuda sem um apoio não conseguem ver o que de melhor a vida tem a oferecer. Jovens envolvidos com drogas vão precisar de ajuda para se livrar desse vicio,  sozinhos jamais vão conseguir ter suas vidas de volta, e essa destruição  que as drogas causam  não atinge  só  o usuário, como também  toda a família  e toda sociedade.Nossos jovens vem se destruindo, a criminalidade  já  tomou conta  até nos lugares  mas remotos do país, onde antes se tinha uma vida  pacata e calma, nós temos  que lutar  para  tirar nossos jovens desse mundo das drogas  e do crime. E através  de pessoas que  estejam  disposta a buscar  isto realmente, porque  hoje a ajuda que essas pessoas tem normalmente não é suficiente  para suas necessidades, não tem local adequado para esse tipo de tratamento e o  que é muito pior  não tem pessoas preparadas que queiram lidar  com esse tipo de pessoas, pelo grau de dificuldade encontrada para realização desse tratamento pois é muito difícil  trazer essas pessoas de volta para a sociedade. Normalmente as pessoas usuárias de drogas não tem condições de pagar por um tratamento adequado, que nas clicas particulares custam caro, não tem a menor condições de uma família de baixa renda manter um ente querido internado para se recuperar, nas poucas instituições publicas que disponibiliza esse tipo de tratamento não ou não tem vagas  ou a instituição não funciona como deveria,pois as condições das instalações são precárias, falta material adequado.Assim não há profissional que consiga ajudar alguém a se reabilitar. E por esses motivos que temos que lutar melhorar esse tipo de atendimento para podermos recuperar nossos jovens e termos uma sociedade com igualdade. Quando conseguirmos melhorar o nosso pensamento em relação às coisas e aos acontecimentos a nossa volta talvez ai possamos melhorar a nossa sociedade que tanto nos exclui, e que destrói tudo a nossa volta, nos tornando cada vez mais individualista e destruindo a nós mesmos.

CONCLUSÃO:
A nossa sociedade só vai melhorar quando tomarmos consciência de que temos que nos ajudar para conseguirmos melhores condições de vida para todos. As oportunidades têm que estar acessível a todas as pessoas para que possamos juntos construir uma sociedade baseada na igualdade, onde todos tenham os mesmos direitos.

Um comentário: