sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CRIANÇA E ADOLESCENTE O QUE OS AMPARAM DENTRO DAS POLITICAS SOCIAIS

INTRODUÇÃO:

Este trabalho vai falar a respeito da legislação especifica de atenção a criança e adolescente no Brasil (leis, decretos, normas, resoluções) comentar sobre os apontamentos do plano decenal dos direitos humanos da criança e adolescente 2011- 2020;falaremos sobre a organização do conselho da criança e do adolescente nas diferentes esferas: municipal, estadual e nacional e como ele é composto,qual sua finalidade,as atribuições,criação e funcionamento de um conselho.Expor um pouco sobre  a diferença entre o conselho de direito da criança e do adolescente(CDCA)e o conselho tutelar.O papel de cada instancia de poder  na integração das políticas publicas,tendo como base o ECA e sobre o fundo  municipal da criança e adolescente (FMDCA).

LEGISLAÇÃO ESPECIFICA DE ATENÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTE NO BRASIL.

As leis especificas de atenção a criança e adolescente como leis ,decretos,normas e resoluções,foram criadas para a proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
O código de menores foi criado através de decreto tinha uma visão voltada para proteger os internos de um mundo hostil, mas a realidade mesmo proteger a sociedade de uma convivência incomoda e forçada que a presença desses menores poderia causar. Mas com o passar dos anos o conceitos sobre como lidar com a criança e adolescente mudaram, com a chegada da constituição da constituição de 1988, tudo mudou se inseriu na sociedade os direitos internacionais da criança, isso fica claro no artigo 227 da Constituição Federal de 1988:
E dever da família, da sociedade e do estado, assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, À liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (BRASIL, 1988, p.110).

E em 13 de julho de 1990 entrou em vigor a lei nº8.069 que veio,para mostrar a sociedade que era  preciso uma participação mais efetiva para garantir o pleno exercício da cidadania e propor que se garanta as crianças e o adolescentes a condição de sujeitos de direitos;no qual a criança se torna prioridade absoluta.

O PLANO DECENAL

O Plano Decenal tem sua base nas diretrizes: Promoção da cultura e do respeito, proteção do direito humano das crianças e do adolescente no âmbito das famílias, das instituições e da sociedade – Universalização do acesso as políticas publicas de qualidade que garantem os direitos humanos das crianças e do adolescente, de suas famílias e garantam a superação das desigualdades. Proteção e defesa dos direitos, universalização e fortalecimentos dos conselhos tutelares, proteção da criança e do adolescente com seus direitos ameaçados ou violados. Prioridade absoluta no ciclo e na execução orçamentária da três esferas do governo garantindo assim que não haja cortes orçamentários. Qualificação de profissionais para atuarem na promoção, proteção e defesa do direito das crianças e adolescente, com atenção especial para a formação continuada de conselheiros dos direitos e tutelares.
Tendo como meta até 2020, extinguir a veiculação da publicidade comercial dirigida a criança, com conteúdo impróprio, Realizar campanhas anuais intersetoriais de cunho educativo de promoção de direitos e prevenção de á violência contra a criança e adolescente ate 2020 erradicado sob-registro e também reduzido a metade a desnutrição crônica em criança menores de 5 anos de idade. Até 2015, erradicação a pobreza extrema e da fome, erradicação do analfabetismo, universalização de crianças erradico o analfabetismo, universalização das crianças de 4 a 5 anos na pré-escola dentre vários outros objetivos.

O CONSELHO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NAS DIFERENTES ESFERAS.

O conselho dos direitos da criança e do adolescente é um órgão deliberativo e controlador das ações em todos os níveis, seja na união, nos estados, no distrito federal e nos municípios haverá um único conselho dos direitos da criança e do adolescente, este será criado por lei em conjunto com o poder executivo. Este e um órgão colegiado, que se compõe de forma palitaria por agentes públicos e sociedade civil organizada e seus atos são realizados através de decisão coletiva. Sua função e deliberativa e de controle no que diz respeito às ações publicas de promoção dos direitos humanos da criança e adolescente, é dever do conselho propor, supervisionar, avaliar, fiscalizar, deliberar e controlar a execução  das políticas  publicas e também  programas voltados  para essa  are seja este governamental ou não,e nas ações publicas locais  para que se possa garantir a defesa e garantia dos direitos humanos   da criança e do adolescente.As atribuições  do conselho são inúmeras ;promover as praticas bem sucedidas,divulgar  na sociedade local a idéia de que a criança e adolescente  são sujeitos de direitos e pessoas em situação especial de desenvolvimento onde a proteção e prioridade absoluta. Para isso é necessário conhecer a realidade local para que assim possa  elaborar seu plano de trabalho.

A DIFERENÇA ENTRE O CONSELHO DE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E O CONSELHO TUTELAR. 

O que diferencia os dois é que o conselho de direito atua na formulação das políticas de proteção integral à criança e do adolescente e também atua no controle da execução dessas políticas. E o conselho tutelar trabalha na implementação dessas políticas fiscalizando para que todas as instituições envolvidas desempenhem suas funções. O conselho tutelar é um órgão que é permanente e autônomo não jurisdicional que tem o dever de zelar pelo cumprimento do direito da criança e do adolescente. Já o conselho de direito tem a atribuição de instaurar sindicância para que se possa apurar se o conselheiro tutelar cometeu ou não uma falha grave quando se encontrava no exercício de suas funções. É dever também do conselho de direito ao instaurar essa sindicância observar a legislação municipal pertinente ao processo. O conselho de direito deve criar um trabalho em conjunto com o conselho tutelar, já que nenhum dos dois é subordinado ao outro, essa articulação conjunta se faz necessária para que se possa ter o conhecimento das reais necessidades locais, para que possa ocorrer uma melhor aplicação dos recursos públicos destinados a essa área.

QUAL O PAPEL DE CADA INSTANCIA DE PODER NA INTEGRAÇÃO DAS POLITICAS PUBLICAS, TENDO COMO REFERENCIA O ESTADO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE?

De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) as políticas publicas se dara através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da união do estado, distrito federal e dos municípios. Também visa o trabalho em conjunto com dos órgãos como: Judiciário, Ministério Público, Defensoria, Segurança Publica e Assistência Social de um mesmo local, para agilização e funcionamento das políticas publicas. Quanto mais integrada a prestação de assistência estiver melhor será o funcionamento, as três esferas Municipal, Estadual e Federal estão trabalhando em conjunto. O Governo Federal tem seus planos de políticas e repassa recursos para o estado que por sua vez passa para o município para que suas políticas sociais sejam colocadas em praticas, mas o estado tanto quando o município tem que arrecadar fundos para suas próprias políticas sociais criada para cada localidade de acordo com as necessidades locais.

 FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (FMDCA).

Fundo para a infância e adolescência – FIA, sua existência é prevista nas esferas Municipal, Estadual e Federal. São parcelas de recursos financeiros que são destinados para a viabilização dos programas, ações políticas publicas, visando dar atendimento e proteção as crianças e adolescente que se encontram em situação de risco social e pessoal. O fundo é reserva financeira que é criada especificamente para facilitar a aplicação de recursos para cumprir as políticas publicas de atendimento a criança e adolescente. Esse fundo tem origens mistas, parte do recurso é governamental e outra parte vê da sociedade civil, esse recurso será somado junto com recurso já destinado ao programa do município de atendimento a criança, cabe ao conselho do direito das crianças e adolescentes. Os recursos podem ser aplicados em estudos e diagnósticos pra saber a situação das crianças e adolescente, formação de pessoal para que possa ocorrer o melhor funcionamento das políticas e programas locais voltado para erradicação do trabalho infantil, para profissionalização de adolescentes, vitimas de maus tratos, para divulgar os direitos da criança e do adolescente. A destinação do recurso de fundo é para programas de proteção e sócio-educativos. Esse fundo só poderá ser usado com o que estiver previsto no orçamento (plano de aplicação) que serão previamente definidos pelo conselho de direitos.  
   
CONCLUSÃO:

Foram criados vários decretos de lei para podermos chegar a ter o estatuto da criança e do adolescente (ECA) que nos temos hoje o que é um grande avanço uma conquista importantíssima da população brasileira, a proteção de nossas crianças e adolescente. Toda crianças e adolescente é sujeito de direito, a legislação garante isso dando essa responsabilidade ao estado, família, sociedade e a própria comunidade o dever de garantir o direito dos mesmos. Mas será que esses direitos estão sendo garantidos a todos, será mesmo que eles se tornaram sujeitos de direito, será que nossas crianças são mesmo prioridade absoluta. Nem todos estão tendo seu direito a vida preservado, a saúde, alimentação, educação, lazer, dignidade, respeito, estão nossas crianças de toda forma de negligencia, exploração, violência, provavelmente não a sociedade ainda vem negligenciando as nossas crianças e adolescente.

domingo, 25 de setembro de 2011

Questão Social

01 - Introdução:

            Este trabalho tem como objetivo, reafirmar a compreensão acerca dos conceitos e questão social, buscando a construção de um profissional crítico e comprometido. Atualmente falamos muito em globalização e sistema capitalista, neoliberalismo, porém, se observarmos o constante crescimento da economia, veremos que este avanço não contribui para amenizar ou eliminar as desigualdades sociais presentes na sociedade.
            Vamos apresentar também, uma pequena entrevista com a opinião da sociedade que abrange o tema questão social, ou seja, o que a sociedade entende por questão social. Em relação aos problemas sociais no Brasil, podemos obter algumas informações que serão apresentadas apartir de uma pequena análise de reportagem que fala sobre a realidade brasileira, acerca das questões sociais e suas expressões na sociedade atual.

ATIVIDADE 01-

02 – Entrevista 01:

Nome: Jaime Roberto da Matta
Grau de Parentesco: Amigo
Idade: 26 anos
Profissão: Conselheiro Tutelar

Questões:

01) O que você entende por “questão social”?
R: Questão social é quando á um desequilíbrio na qualidade de vida de uma ou mais pessoas, onde as mesmas não possuem recursos para que acabe com esse desequilíbrio e necessitam de ajuda dos programas de assistência social.
02) Qual o motivo de termos hoje tantos problemas sociais e quais são eles?  Dê alguns exemplos.
R: A política, a corrupção de pessoas eleitas que ocupam cargos importantes de interesses públicos e não corresponde as espectativas dos eleitores, são os principais motivos de termos hoje tantos  problemas sociais.
Ex: desvio de verbas públicas, empresas fantasmas, a promoção de familiares incapacitados a cargos públicos e outros.
03) O que gera tanta desigualdade no país?
R: A má destribuição de renda, onde a maior parte das riquesas nacionais pertencem a uma minoria de pessoas, a má qualidade da educação no país e em especial a defasada administração pública que temos no Brasil.

03 – Entrevista 02:

Nome: João Carlos Rosa
Grau de Parentesco: Sobrinho
Idade: 20 anos
Profissão: Estudante

Questões:

01) O que você entende por “questão social”?
R: Questão social, viabiliza em primeiro lugar o comportamento humano, observando o desenvolvimento, formação e convivência do indivíduo perante a sua espiritualidade, sua estrutura familiar e a sociedade num todo.
02) Qual o motivo de termos hoje tantos problemas sociais e quais são eles? Dê alguns exemplos.
R: A alfabetização. A falta de conhecimento e informação das pessoas que geram comportamentos anti-éticos diante dos olhos da sociedade.
Ex: o desemprego, a miséria, a violência entre outros.
03) O que gera tanta desigualdade no país?
R: A má destribuição de renda, dinheiro que só se desenvolve em mãos de grandes empresários e comerciantes. A falta de investimento em programas e projetos sociais em prol da população carente. Enfim, a horrível administração pública que temos em nosso país, onde só se ve falar em corrupção, desvio de verbas públicas, etc... Nossos governantes precisa pensar um pouco mais na sociedade e retribuir com trabalho e competência o voto de confiança de cada um de nós.

 04 – Análise das entrevistas:

    A abordagem do tema questões e problemas sociais junto a desigualdade no país, leva as pessoas a fazerem críticas tanto construtivas quanto destrutivas em relação a transformação interna do materialismo em especial da política de nosso pais. A busca por respostas para os problemas sociais que afetam a sociedade, gera muitos conflitos políticos e administrativos, alguns quase que irredutíveis em suas origens. Com isso começa a aparecer, algumas negligências humanas, erros que causam a difícil convivência de pessoas em grupo.
    As preocupações em agir com o benefício da população carente, muitas vezes não é vista com seriedade por muitos, fazendo assim a revolta daqueles que lutam por oportunidades melhores para essas pessoas. A falta de informação também é um fator que gera essa precária instabilidade familiar colocando em risco a vida humana, tais como saúde, segurança pública e leva o cidadão a ter uma vida miserável, transformando assim em  questão social.
    Com base na miséria existente em nosso país, não é difícil ampliar nosso ponto de vista, diante de tantos comportamentos de violência na sociedade, bem como, pessoas que roubam ou furtam para se alimentarem, algumas por necessidade outras por atos desesperados.
    Em relação a saúde pública, o país encontra-se em situação desesperadora, é falta de medicamentos nos hospitais, funcionários mal remunerados que prestam serviço insatisfeitos provocando então o não rendimento do trabalho, levando as pessoas da nossa sociedade a motivos de revolta. A política também integra nesse time com maior participação no baixo crescimento e desenvolviemnto do país.
   O poder sócio-ecomômico, financeiro e capitalista exercido pela política seja ela pública ou de origem privada, tem um peso grandioso no destino que o Brasil irá seguir. O desemprego é outro aliado que contribui para o desequilíbrio sustentável. Com a falta de emprego fica muito difícil superar a fome e chagar ao mercado de trabalho. A falta de formação educacional e profissional também dificulta a vida dos desempregados.  Existem muitos outros fatores que interferem na desigualdade social, porém, quase todos assimildados ou até mesmo inseridos  na política do nosso país.
05-
    O surgimento da questão social está em um contexto histórico, ligado a uma relação mas especificamente trabalhista. Relações contraditórias, desiguais e que geram mudanças na realidade social da época onde estava inserida. A questão social expressa no empobrecimento do trabalhador tem suas bases reais na economia capitalista. Ao aprofundarmos nosso conhecimento e reflexão sobre questão social e suas expressões e manifestações tal como, fome, o desemprego, a doença, a violência entre outros. Vemos que esta é o eixo que deu origem ao nascimento da profissão de serviço social. Toda profissão surge de uma necessidade social, algo que necessita ser sanado a vida do ser humano.
  Vários indivíduos na situação de não emprego aceitam este fato como situação passageira, outros acabam por se acomodar com a previdência de auxílio por parte de instituições públicas e organizações governamentais, alguns ainda não aceitam esta situação, a têm como degradante e vergonhosa. Seja qual for  o caso, todos de uma forma ou outra se tornam demanda em potencial para o serviço social. Compreender a questão social como expressão das desigualdades sociais do modo de produção capitalista é uma clara inflexão nos fundamentos do debate instaurado pelas ciências sociais. Este toma, como argumento central para a abordagem da questão social, as mudanças nas formas de solidariedade ou coesão social, donde desaparecem as conexões mais essenciais da constituição desses valores como complexos historicamente determinados da sociabilidade.
   Não podemos esquecer que o sistema capitalista, com seus crescentes conflitos de classes, gerou, o agravamento das desigualdades sociais, o que  trouxe á tona a discussão acerca da questão social. Isso se deu apartir dos problemas dos trabalhadores, a crescente miséria, insatisfação com as condições sociais, as lutas por melhorias urbanas. Vale ressaltar que a questão social está inserida automaticamente na vida humana, e não podemos fechar os olhos diante desta realidade na nossa sociedade. Ter um olhar diferenciado para tornarmos excelentes profissionais na nossa área de trabalho e enfrentarmos de frente a questão social do nosso país, procurando encontrar soluções para este tão difícil problema social.    
  
06-                                                      

ATIVIDADE 02-


Poluição:

Com o desenvolvimento encontramos muitos problemas que afetaram o meio ambiente como a poluição atmosférica, visual, sonora, rios, matas e outros. O acumulo de lixo em bueiros ou próximos a rios e lagos é visível e vem causando enchentes nas vias urbanas e até mesmo em rodovias.
Atualmente esta havendo um grande crescimento econômico, industrial e urbano nos países emergências e com isso cresce também a emissão de poluentes na atmosfera, pois com a economia forte ficou mais fácil para as pessoas que antes tinha um poder aquisitivo menor comprar aquilo lhe de um bem estar de vida melhor consumindo mais e consecutivamente poluindo mais também gerando uma grande quantidade de lixo que são jogados em locais que prejudicam mais a saúde do ser humano como nos rios, terrenos baldios, nas ruas, tubulações e outros lugares, e quando acontece uma enchente o lixo fica espalhado nas grandes cidades gerando o surgimento de pragas e doenças infecto-contagiosas. A poluição ataca principalmente as pessoas mais frágeis como: crianças, idosos e doentes com problemas pulmonares e cardíacos, que podem até morrer em conseqüência de doenças agravadas pela poluição.
 Hoje em dia já não é mais difícil uma pessoas possuir um veículo automotor existem muitas linhas de créditos que beneficiam desde a classe mais baixa a mais alta, hoje a quantidade de veículos aumentou e muito em todo país estamos vivendo um caos no trânsito com a falta de uma engenharia melhor, fiscalização maior pelo órgão executivo federal, com isso a uma emissão maior de gases poluentes ou partículas sólidas na atmosfera causando degradação dos ecossistemas devido ao lançamento de inúmeras substancias poluentes fazendo com que aconteça o efeito estufa, alterações climáticas, à diminuição da qualidade do ar, a problemas de saúde nos seres vivos como diversas doenças respiratórias.
Aqui no Brasil temos como grandes fontes poluidoras do meio ambiente as indústrias de produção de energia elétrica, as refinarias, siderurgias, fabricas, cimenteiras e indústrias químicas, não podemos deixar de citar também as queimas de resíduos urbanos, os fogos florestais e agrícolas que é feito na maioria das vezes de forma clandestina ou não planejada que contribuem e muito para este problema da poluição que vem sendo tratado por vários paises através de convenções, encontros e tratados que visam diminuir esta problemática.
Com o passar do tempo são implantados novos dispositivos de controle de poluentes seja nas indústrias, fabricas, usinas e grandes montadoras de veículos automotores, todos devem se adequar aos novos padrões e exigências que são cobradas pelos organismos internacionais e nacionais.
Aqui no Brasil temos o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis (IBAMA) ele é o órgão responsável pela normalização do limite de emissão de poluição que são específicos para cada setor. Vendo a necessidade de controlar a emissão de gases no meio ambiente foi criado o Conselho Nacional do Meio Ambiente que estabelece normas gerais para proteção do meio ambiente. O CONAMA instituiu o PROCONVE - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, a fim de reduzir a poluição atmosférica causadas pelos veículos.
É de fundamental importância que o cidadão tenha um papel importante no que se fala em construção de uma consciência ecológica da sociedade procurando sempre estar bem informado, esclarecido e atualizado sobre as questões ambientais, agindo de forma cuidadosa e consciente no espaço que ocupa no meio ambiente, respeitando os outros elementos, como o solo, a água, o ar, a fauna e a flora.
Devemos ter respeito ao meio ambiente, pois ele é tudo aquilo que cerca e envolve os seres vivos ou as coisas, cada um deve fazer a sua parte para contribuir para o bem de todos, seja no simples fato de ao descascar uma bala e por a embalagem em um destino adequado ou na hora de comprar um produto ou um veículo escolher aquele que mais contribui para a preservação do meio ambiente.
 O meio ambiente é constituído de água, solo, ar, vegetais, seres humanos e animais e é vendo isto que o ser humano nos últimos anos vem se preocupando com esta questão da poluição, pois afinal ter um meio ambiente saudável e equilibrado pode ser uma questão de sobrevivência do ser humano e das gerações futuras.

07- Considerações finais:

  De um modo geral, foi possível perceber que nosso país possui um grande potencial, contudo acabam sempre por prevalecer os direitos econômicos sobre os direitos sociais. Desde sempre o Brasil é marcado por desigualdades gritantes, desigualdades estas que foram assumindo novas formas, novas roupagens, mas que nunca deixaram de existir.
  Não dizemos que o capital não é importante, ele é, mas está para servir ao homem e hoje o que precisamos e sentimos na pele é exatamente o inverso: o homem serve ao capital, guardando assim tantas desigualdades sociais que acabam se transformando em questão social envolvendo nossa sociedade. 

A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL E SEUS GRANDES ACONTECIMENTOS

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo fazer o resgate dos pontos mais importantes e expressivos da historia das políticas sociais brasileira como o estado lidava com essas políticas no inicio do século, XX como os trabalhadores se organizaram,como ocorreu as primeiras iniciativas que deram inicio da intervenção do estado nas questões sociais, o impacto que os ideais neoliberal causou na política e na população  brasileira e mais as perspectiva ético-teórico-metodológica na intenção de ruptura e o projeto ético-político do serviço social  como ocorreu o movimento de reconceituação e qual era o contexto sóciopolítico  no Brasil na década de 80 e como se deu a consolidação do projeto ético-político.


Resgate dos pontos mais expressivos da historia das políticas sociais Brasileiras.

No inicio do século XX o governo utilizava a política social como meio de mediação, estratégia para acalmar a população, para tentar amenizar os conflitos gerados. A política social era usada para manter a ordem social governo utilizava essas políticas como uma medida governamental,fazendo com isso a população crer que o governo se preocupava com as camadas mais pobres da sociedade. Essas medidas consistia em;direito a saúde, a implantação de assistência social, consultas medicas,atendimento psicossocial ,reabilitação, a educação,lazer,trabalho, políticas sociais que nada mais eram que o direito,mas que era tratada como se fosse apenas mérito do governo em ajudar os menos favorecidos. E nesse contexto capitalista a população ficava feliz com medidas menos repressivas e mais humanas.
A trajetória da política social teve dois pontos marcantes; O primeiro e a ditadura Getulio Vargas e o populismo nacionalista e começa ai o período de controle da política. O segundo momento ocorre em 1964 no golpe militar ate à conclusão da constituição federal de 1988, nesses períodos a política social do Brasil cria e se recria conservando sua essência de caráter emergencial, para que com isso o governo conseguia manter o controle sobre a sociedade. Manter-se as margens das reivindicações, necessidades e pressões da sociedade.
O golpe militar afetou bruscamente os movimentos políticos e socioculturais, destruiu as conquistas anteriores que vieram por meio de tantas lutas sociais no país, a era Vargas foi considerada bons tempos para os direitos sociais, nesse período teve a implantação das legislações trabalhistas e sindicais.
A constituição de 1934 trouxe a criação do salário mínimo, ocorreu também a consolidação das leis do trabalho, dando ao povo um pouco de dignidade até o momento tão desconsiderado.
De 1945 em diante os direitos políticos ganharam força e reconhecimento nas organizações popular, nos sindicatos. Nos anos que seguiu veio a declaração universal dos direitos humanos, os direitos sociais, políticos e civis que foram se consolidando no decorrer da história.
Em 1964 veio o golpe militar e com ele a repressão, anulando todos os direitos seja ele individual coletivo e político. Todos os ditadores que passaram pelo poder no Brasil buscavam constantemente silenciar a classe trabalhadora, o Brasil passavam por uma época de total desprezo pela liberdade, tivemos nossos direitos usurpados pelos militares.
No final dos anos 70 a população se deparava com a necessidade de participação nas políticas sociais que seriam reflexos dos movimentos sociais e da realidade brasileira naquele momento. Já na década de 80 os brasileiros começam a perceber que tem direito a ter direitos, isso passa a fazer parte do dia a dia das lutas e mobilizações sociais. Nessa época que direitos como, educação e seguridade social, saúde assistência e previdência foi um marco significativo para os avanços em direção aos direitos de cidadania.
Em 1988 o ano que marcou no campo dos direitos sociais, pois foi nesse ano que se criou a nova constituição federal, promulgada pela assembléia constituinte, que tem leis abrangendo diversos segmentos e veio também revelando seu caráter democrático e colocou fim aos governos militares.
E é até hoje considerada uma das maiores conquistas do povo. Esta disposta na Constituição Federal de 88 em seu art. 3º; Constituem objetivos fundamentais da Republica Federativa do Brasil:
l – constituir uma sociedade livre, justa e solidária.
ll – garantir o desenvolvimento nacional
lll – erradicar a pobreza e marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
lV – promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça,sexo, cor, idade e quaisquer forma de descriminação (Brasil 1988)
Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Dessas palavras pode-se imaginar o tamanho das conquistas e da importância da Constituição para o povo Brasileiro. Esse poderia ser o inicio de um novo tempo  pois o estado poderia ampliar sua ação contemplando as esferas da sociedade.
No entanto na década de 90 teve inicio a um processo de desmonte das bases que serviram de pilares para a constituição dos direitos constitucionais, o que ocorreu na época é que a gestão publica vinha deteriorando o financiamento e  a intervenção social provocou o que foi chamado de desmonte da nação de 1990 com o neoliberalismo, a crise econômica as políticas sociais com altas taxas de juros a inflação atingindo de cheio a constituição de 88 e assim frustrando o sistema de proteção social.
O neoliberalismo tem suas bases relacionadas a estratégia para suprimir o gasto social, bem como o mercado, privatização das empresas publicas e a mercatilização dos serviços públicos, ensino pago, fim da aposentadoria por tempo de serviço, participação das ONG’s na execução da política social. Assim o estado se livra de todas as responsabilidades e que deixo o mercado se auto regular com total liberdade sendo assim muito difícil de ocorrer daí a crise no Brasil.
Em 1990 o então presidente eleito Fernando Collor, no segundo dia como presidente anuncia uma ampla reforma econômica, financeira e administrativa o chamado: Plano Brasil mais conhecido como plano Collor. O principal objetivo desse plano era combater a inflação, enxugar a maquina administrativa do estado e eliminar o déficit administrativo para que o país conseguisse retornar o crescimento nacional. Esse plano que todos conhecemos não deu certo, no começo houve uma grande aceitação, mas com o passar do tempo começou a aparecer o lado negativo do plano Collor com o achatamento dos salários, o desemprego a paralisação de varias atividades econômicas, com o congelamento o salário e os preços começaram a subir e junto com eles veio a inflação. O governo lança o Plano Collor ll a população não recebeu bem e mais uma vez o plano fracassaria.
No final de 90 as varias denuncias de corrupção contra Collor levou o povo a se revoltar e sair nas ruas vestidos de preto com a cara pintada, exigindo ética na política, moralização e pedindo o impeachment de Collor, o poder legislativo também e o senado garante o impeachment. Mesmo com o fim do governo Collor e a entrada de Itamar Franco não se conseguia controlar a inflação que chegava a níveis insuportáveis, surge então um novo plano elabora pelo então ministro da fazenda Fernando Henrique Cardoso chamado de Plano Real que não tinha por objetivos soluções imediatas mas a curto e médio prazo. O Plano real garantiu a presidência para Fernando Henrique Cardoso em 1994.
O novo governo acelerou a implantação do neoliberalismo no Brasil, as crises cambiais seguidas em 95, 97, e 98 deu a oportunidade para que se acelerasse as privatizações para a radical políticas de cortes de gastos públicos e desregulamentação do mercado de trabalho. O governo promovia a importação e com isso o grande perdedor era as indústrias Brasileiras. E a política neoliberal segue com as privatizações das empresas publicas onde grandes empresas foram vendidas ou simplesmente unidas a empresas estrangeiras. A população reage a privatizações com criticas ao governo como “O Brasil esta a venda”. A política neoliberal de redução de gastos públicos traz para o Brasil as más condições de saúde, educação e moradia.
O Governo FHC cria “O Estado Mínimo” onde passa a responsabilidade do governo federal para os estados e municípios, assim consegue a descentralização dos encargos, essa era a cobertura política para os cortes de gastos a nível federal.
Com a política neoliberal o Brasil passa por caminhos não esperados, o aumento do desemprego e consequentemente das questões sociais, as necessidades básicas da população torna-se responsabilidade do estado com políticas cada vez mais assistencialistas o que reforçava cada vez mais o aumento da miséria e da desigualdade social. A política de juros altos e de contenção do crescimento econômico fez com que o desemprego chegasse a números desconhecidos na história do país, outra conseqüência da política neoliberal foi a desregulamentação do mercado de trabalho e estímulos para os empregadores contratar sem carteira assinada. A ideologia neoliberal  como política de estado a eliminação aos direitos sociais, não só isso mas também a restrição a organização e a luta sindical. O neoliberalismo faz apologia ao livre mercado e inclusive ao mercado de trabalho e que a remuneração dos trabalhadores deve depender das condições do mercado.
O neoliberalismo não tem nada a ver com a legislação trabalhista, justamente pelo contrario ele prega que os trabalhadores devem estar a mercê  do que acontece no mercado. Ou seja o ideário neoliberal é a política de corte de gastos públicos, cria as más condições de moradia, saúde e educação. Cria-se o estado mínimo descentraliza as responsabilidades e encargos sociais do executivo federal para o executivo do estado e municípios, mas matem centralizado o poder de decidir sobre a política econômica social. Com isso os problemas são jogados nas mãos dos estados e municípios  que não vão dar conta das necessidades básicas da população e com isso veio a aumentar as desigualdades sócias no Brasil.

                                       “A retratação do estado em suas responsabilidades e ações no campo social                            manifesta-se na compreensão das verbas orçamentárias e no deterioramento da prestação de serviços sociais públicos. Vem impulsionando uma transferência, para a sociedade civil,de parcelas das iniciativas para o atendimento das seqüelas da questão social,o que gera significativamente alterações no mercado profissional de trabalho. Por um lado, constata-se uma tendência à refilantropização social, em que grandes corporações econômicas passam a se preocupar e a  intervir na questão social dentro de uma perspectiva de “filantropia empresarial”. (IAMAMOTO,2000,P.42-43.)

A perspectiva ético-teórico-metodológica na intenção de ruptura e o projeto ético-político do serviço social.

Após o primeiro código de ética profissional, de 1947 ocorre uma reformulação no então código de 1965, que sofre algumas mudanças,mas ainda trás fortes influências religiosas e do modelo econômico hegemônico, tudo isso esta vinculado a um momento histórico de 1960 em que o serviço social entra em uma crise ideológica política e de atuação, que deu inicio a um forte movimento  de questionamentos e críticas aos modelos de atuações internacionais, do qual o serviço social brasileiro sofria influência principalmente em relação a burocratização e a ligação com a classe dominante,nesse momento surgem três tendências de modernização no serviço social. A primeira que foi chamada de matriz conservadora, que considerava valida atuação existente na época, já a segunda propunha uma modernização conservadora onde ainda se matéria ideais conservadores, a terceira já tinha sua base em direção a ruptura com o conservadorismo, esse movimento crítico do serviço social foi chamado reconceituação,que trazia questionamentos sobre a pratica da categoria e a sociedade, e fazia fortes criticas ao trabalho tradicional.
Com o golpe militar de 64 mudou os rumos históricos do serviço social, ruíram as iniciativas de rompimento com o conservadorismo, o maximo  que se conseguiu foi uma modernização  na qual ainda predominava o conservadorismo. O código apesar de esta pautado na defesa da família e na harmonia entre as classes e ordem justa e solidária ainda se mantinha sob as bases neotomista. Em 1975 o código de ética foi discutido e formulado pelos profissionais de serviço social em plena ditadura militar, nesse período o Brasil enfrentava graves crises, a inflação chegava a 34,5 %, a divida externa só crescia e os salários estavam baixos, nessa época também houve manifestações históricas na defesa dos direitos humanos e pela liberdade de expressão. Apesar de essa ser uma época muito difícil e a população se encontrar manipulada pelo regime militar, com muitos presos políticos torturas e mortes, mas nessa mesma época os movimentos sociais passaram a fazer frente ao regime militar. Porém o código de1975 mantinha relações com tecnicismo, funcionalismo e neotomismo, nesse código mostram-se muito forte a ditadura, que da direito de intervir na vida da sociedade e nas atividades profissionais.
E m 1986 com o fim do milagre econômico, a ditadura militar entra em crise, os movimentos sociais da classe trabalhadora, sindicatos e ate mesmo da igreja católica ganham força e espaço na luta pela democratização, foi nesse contesto de lutas sociais que o serviço social trazer a tona novamente o movimento de ruptura com o conservadorismo. O código de 86 foi considerado um marco na ruptura com o conservadorismo burguês, com os conceitos de moral religiosa e a neutralidade, esse código foi um divisor de águas na ética profissional porque marca  o rompimento com  conservadorismo e direciona o compromisso ético-político do serviço social com a classe trabalhadora,
A revisão do código de ética profissional do assistente social terminou em 1993 com a conclusão do código em que os assistentes sociais ampliaram suas conquistas e reafirmaram o direcionamento político. Os onze princípios básicos do código de 1993: liberdade individual; defesa intransigente dos direitos humanos; ampliação da cidadania; democracia; equidade e justiça social; eliminação de qualquer forma de preconceito; garantia de pluralismo; opção por um projeto profissional voltado para uma nova ordem profissional; articulação com outras categorias; qualidade de serviços prestados; e livre de descriminação.
           Após os anos 90 a pratica dos assistentes sociais vem sendo discutida através da instrumentalidade. E através da instrumentalidade que o serviço social se consolida e se materializa o que permite a união das dimensões técnica, política, pedagógica e intelectual das intervenções dos profissionais. Uma visão integrada das ações sociais possibilita  que sejam ações técnicas e politicamente comprometidas.
O projeto ético-político do serviço social ganha força em 1970,com a crise  da ditadura militar,e através da reorganização  política dos movimentos sociais  dos sindicatos, trabalhadores, associações e também os movimentos estudantis.Nos anos 80 torna-se evidente o crescimento  de produção teórica e analise  critica isso era resultados de novas pesquisas  em serviço social e de cursos de pós graduação.E com isso cresce a produção de conhecimento e despontava ai o rompimento  com o conservadorismo .Ainda nos anos 80 o serviço social cria uma nova identidade profissional,que foi construída na pratica em meio as lutas de classe e do enfrentamento das questões sociais, escolha de valores e o posicionamento contrario a visão tradicional que ate então se tinha.O comprometimento com a classe trabalhadora  elegendo esse valor ,como valor ético-político principal da profissão , a ética tem seu amadurecimento  na década de 90, através de conhecimentos éticos  e dos debates  críticos por vertentes marxista.Foi nesse momento histórico  das décadas de 80 e 90 que o projeto ético-político vem se estabelecer e incorporar  novas questões e necessidades  emergentes da época  tendo um caráter aberto.
A liberdade como valor ético central, concebida em um contexto histórico tinha um compromisso com a emancipação e autonomia do individuo, esse principio e um compromisso profissional de uma nova ordem societária onde não se existiria  exploração e dominação de classe, outro desses valores era a defesa dos direitos humanos,que tinha como base a equidade e justiça, que visava garantir o acesso universal aos serviços e políticas sociais,a ampliação da cidadania baseados nos direitos civis, sociais e políticos. No projeto o valor profissional se direciona a um compromisso com a competência na formação acadêmica, ou seja, formar profissionais que sejam capazes de ter capacidade crítica de analise da realidade social para que fosse possível acabar com a visão errada que se tinha do projeto ético-político profissional. Outro valor do projeto e compromisso com o atendimento a população aos serviços prestados.
As constantes mudanças que a consolidação do neoliberalismo no fim do século XX inicio do século XXl fica claro a contradição existente entre o projeto societário neoliberal e o projeto societário do serviço social ,a realidade brasileira da época atinge a classe trabalhador, o que afeta em cheio o serviço social  a questão agora era como enfrentar  a política  daquele momento, sem perder  as conquistas anteriores. Apesar de o modelo neoliberal ser contra o projeto ético-político, a categoria consegue se fortalecer na luta pelos movimentos de democratização popular.
                                        “No Brasil, tornam-se visíveis e sensíveis os resultados do projeto societário inspirado no neoliberalismo – privatização do estado, desnacionalização da economia, desemprego, desproteção social, concentração exponenciada da riqueza etc.,nesta mesma medida fica claro que o projeto ético-político do serviço social tem futuro. E tem futuro porque aponta precisamente ao combate (ético,teórico,ideológico,político e prático-social) ao neoliberalismo,de modo a preservar e atualizar os valores que, enquanto projeto profissional,o informam e o tornam solidário ao projeto de sociedade que interessa à massa da população”.(Paulo Neto 1999,p.19)
O serviço social vem se renovando, ampliou a dimensão ética e os debates sobre a liberdade que o valor ético central,bem como a defesa intransigente dos direitos humanos entre outros assuntos, juntamente com outros profissionais e trabalhadores.

CONCLUSÃO

O estado não se importava com as necessidades básicas da população, não se criava políticas sociais,quando se criava as poucas políticas sociais era só pra conter a população e ter o controle e conseguir manter a ordem no país . O que era de direito da população era tratado como se fosse benefícios concedidos a população pelo governo,o descaso era total baixos salários ,mas condições de moradia, de trabalho, de ensino,saúde.
Na era Vargas foram conquistados alguns direitos sociais importantes, mas com o golpe militar de 1964, todos os direitos foram caçados tanto políticos,civis. Não se tinha direito algum,atrocidades foram cometidas a todo momento foram caçados, presos, torturados e mortos sem motivos ,explicação para isso não existe já que os militares fizeram tudo isso sem um motivo real, pessoas inocentes pagaram com a vida por crimes que supostamente teriam cometido que nunca tiveram a chance de provar o contrario já que os militares só aceitavam confissões de culpa,e de qualquer jeito seria condenado morte.
O serviço social esteve presente em todos esses momentos da realidade brasileira,com o golpe militar o serviço social teve grandes perdas porque a ditadura afetou diretamente a iniciativa de rompimento com o conservadorismo entre outras perdas estão as conquistas das classes trabalhadoras.
Nos anos 70 o Brasil se encontrava em meio a uma grave crise inflação alta, desemprego ,baixos salários divida externa.Em meio a esse contexto o serviço social se fortalece nas lutas sociais junto com sindicatos,trabalhadores.Com o fim da ditadura em 1986 o código de ética profissional do assistente social rompe com o conservadorismo e se torna um marco  na historia do serviço social mas foi só em 1993 que o código de ética profissional do assistente social que rege ainda hoje foi criado com seu direcionamento voltado para o compromisso ético-político  do serviço social.
                          Nos anos 90 o governo neoliberal não consegue conter a crise que o Brasil enfrenta e só faz piorar por causa das privatizações do governo neoliberal desemprego como jamais se tinha visto,inflação castigaria o país e a população por vários anos ate o país conseguir se recuperar.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

ECONOMIA POLÍTICA

INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo relatar considerações sobre a teoria Neoliberalismo e a sua influência no Brasil e no mundo. De acordo com os princípios do Neoliberalismo, o disciplinamento econômico (estabilidade financeira) é fundamental, o principal agente controlador dessa disciplina seria o Estado. Mas recentemente o neoliberalismo surgiu pela a primeira vez, em 1947, com o encontro entre um grupo de intelectuais conservadores em Monte Pélir, na Suíça, onde formaram uma sociedade de ativistas para combater as politicas do Estado de Bem-estar social.
O neoliberalismo com base nas ideias Kesyanas, por consequências alarmantes ao grande poder estatal e taxas crescentes de inflação abriram espaço para a volta dos políticos liberais o neoliberalismo.

O NEOLIBERALISMO E A SUA  INFLUÊCIA NO BRASIL  E  NO MUNDO

  Para os neoliberais os homens não nascem iguais  e jamais  chegar a igualdade, pois eles acreditam que a sociedade igualitaria estaria ferindo a ordem natural dos acontecimentos, os neoliberais não acreditam que seja possivel  sanar todas as desigualdades existentes no mundo , a filosofia  deles e de por mais que se consiga erradicar a desigualdade social no mundo elas sempre  ressurgiriam e também que se todos fomos iguais  ocorreria uma estagnação  mundo não teria nenhum tipo de   evolução e crescimento porque se todos fossem iguais  ninguem teria  que lutar pelo crescimento.
  Já no Brasil  o neoliberalismo defende  uma participação limitada do estado ou ‘’estado menor’’. O neoliberalismo não aceita o corporativismo liga o estado e os grupos mais poderosos da sociedade que estão sempre tentando influeciar os governos para poder tirar vantagens.
  Com o passar do tempo houve uma abertura maior das ações do neoliberalismo no Brasil, pois o governo passou a participar mais das atividades econômicas do país, igualando ao neoliberalismo americano e britânico e não mais do conservadorismo adotado em tempos anteriores, pois era preciso o estado intervir mais, criando politicas que dê uma maior estabilidade ao país, pois assim era melhor para conseguir superar as crises mundiais como por exem plo a de 1930, onde que já naquele momento ficou evidente a idéia de que deveria haver a intervenção do estado na economia para amenizar os efeitos sociais da crise econômica.   .
    Já em um segundo momento que coincide com a crise  da década de 70, pode-se observar que muitos países adotaram posturas diferentes na participação econômica, com uma visão voltada ao bem-estar social, o progresso econômico e a geração de empregaos promovendo mudanças nas relações de trabalho e de produção das economias nacionais.   
                                             Não se trata mais, portanto, da  ideologia como falsa  consciência que marcou a natureza do liberalismo como verdadeira doutrina social em sua primeira fase. O  que percebemos agora  é o tom característico  do sermão religioso, do discurso dogmatico que exige rendição incondicional. Muito mais incisivo, por isso, do que o  liberalismo original,  o neoliberalismo demonstra uma capacidade insuspeitada de ocupar todos os espaços, de não dar lugar ao dissenso.Confirmando sua natureza  de puro  receituário  econômico destinado arecolocar o mercado no lugar  que de direito lhe pertence, essa característica  onipresente  do neliberalismo tem levado, no limite, a transformar o processo politicamente moderno  de nossas sociedades em meros rituais vazios, sem nenhuma importância, processos que em nada modificam o curso inexorável da marcha econômica.(PAULANI, 1999, P.8-9 apud ARBEX, 2009, p.138).

O neoliberalismo é resultado do encontro de duas correntes do pensamento econômico. A primeira vem da escola austríaca, aparecida nos finais do século XIX tendo a frente Leopold Von Wiese e que teve prosseguimento com austríaca fez sua carreira em Londres. Heyek se apôs tanto á política Keynesiana (por seu intervencionismo) como ao estado de Bem - estar social (pelo seu assistencialismo) idealizado primeiro na Inglaterra em 1942. A outra vertente é formada pela chamada escola de Chicago, tendo Milton Friedman como seu expoente. Friedman foi o principal crítico da política do New Deal do presidente F.D. Roosevelt (1933-45) devido sua tolerância com os sindicatos e a defesa do intervencionismo estatal.
O neoliberalismo com base nas idéias Keysianas; por conseqüência alarmante acelerado ao grande poder estatal e taxas crescentes de inflação abriram-se espaço para a volta dos políticos liberais, “O neoliberalismo”. Que veio para favorecer uma redução do estado na espera economia, visto que tal doutrina formava um conjunto de princípios que serviriam de base a um sistema econômico, filosófico cientifico...
O neoliberalismo surgiu defendendo a propriedade privada e a iniciativa individual, porém com a presença do Estado para ajudar e inibir ineficiências e corrigir deficiências de mercado. De acordo com seus princípios, disciplina mento econômico (estabilidade financeira) é fundamental para possuir uma economia estável.
O neoliberalismo trazia em sua essência alguns princípios básico tais como: Filosofia, exclusão e pobreza, ricos, crise, inflação, estado, mercado, socialismo, regime político e teórico.
Ema sua doutrina filosófica, pregaria que os homens não nascem iguais, nem tendem a igualdade, pois é de tal clareza que no meio social não somos diferentes, mas também ninguém é igual a ninguém. E que tornar igual os desiguais e contraproducentes e conduz á estagnação segundo W.Blake. “A mesma lei para o leão e para o boi é opressão”. Entende-se que a inflação vigente no país é insensata para as diferentes classes sociais.
A exclusão e pobreza é um cenário em que a sociedade teatriza em todas as instâncias a luta pela sobrevivência; É de fundamental clareza a expressão “chora menos quem pode mais”. Os ricos subsigam como parte dinâmica da sociedade, por esparramar seu capital a sociedade interna possível para não lhes ceifar os lucros, ou inicia-los em seus projetos.
A crise econômica é atribuída ao resultado das demandas excessivas feitas pelos sindicatos operários que pressionam o Estado, que mantém a unidade econômica assistencial. Como resultado do descontrole da moeda, a inflação por sua vez, ocorre devido ao aumento constante das demandas sociais, que não são compensados pela produção geral da sociedade. O qual se vê na necessidade de somar essa deficiência na moeda.
Ao Estado, cabe surgir as políticas restritivas á expansão das iniciativas. Incriavelmente paternalista tenta demagogicamente relacionar os problemas de desigualdade e da pobreza por meio de uma política tributária e fiscal que termina apenas por provocar nas inflações e desgaste orçamentário.
Nas políticas sociais ouve-se o termo, cidadãos ou cidadania, na qual sua definição atribuiu ao indivíduo no gozo dos direitos civis e político de um Estado. Que em uma política medíocre volta-se para a política de um povo, não para o povo. E assim seguimos como escravos de nós mesmos.
Numa visão crítica, o mercado para o neoliberalismo é quem
Tudo regula, faz os preços subirem ou baixarem, estimula a produção, elimina o incompetente e premia o sagaz e onisciente é onipresente. Mercado: associação de países visando estabelecimento de políticos comercial comum enquanto aos demais países. Seu poder é ilimitado e qualquer tentativa de controlá-lo é um crime de heresia, na medida em que é ele que fixa as suas próprias leis e o rítimo em que elas devem seguir.
Socialismo, sistema política completamente avessa aos princípios da iniciativa privada e da propriedade privada, Demagogo, injusto, que tende tornar igual o homem da natureza desigual.
No regime político, o neoliberalismo afirma-se com qualquer regime que assegura os direitos da propriedade privada. Sua associação com regime autoritários e tática e justificada dentro de uma situação de emergência.
O regime político ideal é o que consegue neutralizar os sindicatos e diminuir a carga fiscal sobre os lucros e fortunas ao mesmo tempo em que desregula o Maximo possível à economia.
Não sabemos quais serão os próximos movimentos da economia, mas devemos entender que a atividade econômica é dinâmica e altera-se ao longo do tempo o qual tende a seguir as doutrinas do neoliberalismo.

CONCLUSÃO:
De um modo geral, nós minuciosamente conseguimos constatar e diagnosticar que realmente significa o termo neoliberalismo, pois surgiu defendendo a propriedade privada e a iniciativa individual, porém coma presença do Estado para ajudar e inibir ineficiências e corrigir deficiências de mercado. 
                          Com tudo segundo Moraes o neoliberalismo é uma corrente de pensamento e uma ideologia, isto é, uma forma de ver e julgar o mundo social e um movimento intelectual organizado, que realiza reuniões, conferências e congressos, edita publicações.

A CIÊNCIA POLÍTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O SOCIAL

INTRODUÇÃO:
Neste trabalho vamos falar como ocorreu a consolidação da democracia brasileira desde 1985,e os acontecimentos que segue todo o processo de redemocratização politica do país e seus principais governantes. E a insatisfação da população brasileira,com os politicos por causa dos graves casos de corrupção que tomaran conta de todo país, corrupção esta que não vem de agora mas sim de muito antes fazendo com que o povo não tenha confiança nos seus representantes.

O PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA NO BRASIL

O Brasil passou por varios processos para alcançar a tão sonhada redemocratização, ate  antingir este objetivo o Brasil passou  por varias crises políticas tanto econômica quanto social, os governos não tem conseguido trazer melhorias para a maior parte da  população que sofre com a falta de recursos.
O país passou 21 anos  sendo governado por militares, um regime militar autoritario o que gerava grande instabilidade na área política, onde o poder do congresso e do judiciario foram drasticamente reduzidos, foi mantido a troca de governantes periódicas e as eleições embora esta fosse controlada de todos os lados, os partidos foram mantidos mas de forma que a sua atividade partidaria era limitada. Esse governo sofreu varias crises o que fez com ele fosse caracterizado por fases de repressão e liberalização, acompanhada de  crises políticas  causadas pelos conflitos dentro dao exército. A  política no governo mílitar seguiu basicamente o mesmo modelo que foi utilizado no governo vargas que ficou conhecido  como “milagre brasileiro” que foi do ano dde 1967 a 1973 que teve como base  de sustentação os resultados que foram obtidos pela política de estabilização, de outro lado a política de desenvolvimento que intensificou o modelo de substituição de importações. Mas no ano de 1974 o milagre havia acabado, por causa da chegada da crise mundial do petróleo. Deu-se inicio a uma ambiciosa política de importação, por um lado esse plano deu certo  atraves do desempenho econômico que foi um sucesso, porém por outro lado foi responsavel por grandes  desequilibrios causados pela alta da inflação e a estagnação econômica.
A transição democratica do Brasil foi o caso mas longo de transição democratica,um processo lento e gradual de liberalização que foi de longos  11 anos  para  que o povo retomasse o poder  e mais 5 anos para  que fosse eleito um presidente da republíca pelo voto popular. Esse processo foi divídido em três fases:
A primeira fase foi de 1974 a 1982 nesse periodo a política de transição estava sobre  o controle  de militares, o que mas se parecia com uma reforma no regime do que com os primeiros passos para que ocorrece uma transição democratica.
A segunda fase de 1982 a 1985 também teve influência mílitar mas os civis passaram ater um importante  papel nesse processo.
Na terceira fase de 1985 a 1989  os militares perderam o papel principal, mas não chegaram a sair de cena completamente pis ainda mantinham algum poder  de veto,   mas gradativamente  foram sendo substituido pelos políticos civis, também  ocorreu participação dos setores organizados da sociedade.
Até chegar no ano de 1989 o país passoupor varias crises  por alguns governantes mas foi nesse ano que 72 milhões de eleitores foram as urnas para eleger o presidente da republíca  e em fim a transição brasileira chegou ão final com a posse do novo presidente, collor marcou simbolicamente  o fim de um periodo  complicado e longo do processo de transição democratica. Collor sofreu um impeachment em 1992,por causa das sérias denuncias de corrupção, que foi seguida de uma forte mobilização popular e da ação decisiva  do cogresso nacional para acabar com a crise política que o Brasil vivia. O vice Itamar franco assume a presidencia  o que acabou por agarvar ainda mais a crise política e econômica que o país atravessava. Em de 1993  ocorreu a realização de um plebiscito pra que se podesse decidir  se o país continuava  presidencialista ou se tornaria um país parlamentarista.
No ano de 1994  tentaram fazer uma revisão  constitucional que acabou  não dando em nada.Em seguida ocorreu a CPI do orçamento que acabou  por  trazer a tona  a corrupção de alguns menbros da  comissão  de orçamento do congresso.
A implementação em 1993 e 1994 do plano real,um plano que veio na tentativa de  estabilizar a econômia do país, e que deu certo  e acabou finalmente  pondo um ponto final  na inflação .
Ainda neste ano  nas eleições  foi eleito  para presidente fernando herique cardoso que foi quem  arquitetou o plano real,nas eleição seguinte  ele se reelege.   
Em 2002 o povo vai as urnas elege luiz inacio lula da siva (lula)para presidente e ele se reelege em 2006
Nos dias de hoje estamos nadando ne um mar de corrupções, mas e de agora que ela surgiu  e nossa conhecida de longa data  desde os primordes da nossa história política que ela existe mas com o passar do tempo  foi se tornando mais visiviu.
As dificudades que a população brasileira vem efrentando,  como ma distribuição de renda, falta de atendimentos basicos como saúde e escola, vem jogando as  pessoas a propria sorte.Num país onde uma minoria  da população esbanja riquesa  o restante da população vive as margens desse mundo maravilhoso sem almenos poder contar  com as pessoas  que deveriam ajudar ,transformando este pais num país onde todos tem os mesmos direito ,as mesmas opotunidade .Porque  quem deveria ajudar a melhorar  o brasil só pensa em si proprio em tirar vantagem, fazendo mal uso do dinheiro publíco, roubando quem mais o ajudou porque se não fosse a população ele não estaria la.
E são essas pessoas  que não vem mais saída,  pois não tem em quem confiar  pois já  não da mas pra saber quem ainda é honesto e quem e corrupto. A cada dia que amanhece tem um político estampando a capa de um jornal envolvido em caso de roubo aos cofres publícos,e apopulação só fica no prejuizo pois eles só fazem leis que  protegem a eles mesmos .Dinheiro esse os cofres publícos jamais o teram de volta  e povo continua  a viver na miséria. 
Não  se ve nos dias de hoje alguem que queira conversar  sobre pulítica as pessoas se encontram desacreditadas, não acreditam que alguma coisa possa mudar no cenario político.
Não da pra acreditar nos político quando se ve todos os escandalos astrás de escândalos,como por exemplo o do mensalão (que a compra de voto dos parlamentares) que foi uma das maiores crises políticas  enfretada  pelo Brasil nos ultimos anos,  a população se encontra estarecida com tantos abesurdos que os  nosso represantantes políticos vem fazendo,e não foi só isso  logo em seguida  surgiram mas casos de corrupção que foram sendo desvendado junto com o escândalo do mesalão veio o escândalo dos correios,escândalo dos bingos, sera que com tudos esses acontecimentos tem alguma codição da população voltar a acreditar nos seus representantes,isso é muito dificil pois os casos de corrupção não param  por ai. Porque atualmente os  escândalos vem sendo lançado na midia  brasileira como  uma serie que a cada dia passa  um novo capitulo dos mais varidos tipos de corrupção.São varias as noticias diarias  e todos os meios de comunicação tem uma noticia  diferente para  mostrar a população ,essa por sua vez já vem banalizando os absurdos cometidos por seus políticos  já se começa a houvir frases do tipo  político e  assim mesmo e tudo ladrão,melhor esse que rouba mas ainda  faz alguma coisa do  os outros que só levam o nosso dinheiro e não fazem nada pela população.
Enquanto nada acontece outra parte da  população agurda  anciosa e temerosa que alguma coisa seja feita  pra acabar com a palhaçada que se tornou a política brasileira.
Mas por enquanto tudo que tem acontecido é somente mais corrupção pois os políticos só fazem leis que dixam espaço para beneficiar  a eles proprios e amais niguem, e população não tem feito nada pra mudar o  rumo dos acontecimentos, agora  o que se pode fazer e esperar que a população acorde e comece lutar por seus direitos.


CONCLUSÃO:
O Brasil passou  por longo  processo de democratização que teve varios periodos ,efrentou varias crises políticas e vinte e um anos de ditadura militar. A transição democratica chehou ao seu final em 1989 com a eleição de um novo presidente collor, que agora fora eleito pelo voto popular,esse foi o marco do fim da democratização brasileira.
O tempo passou e política foi só piorando os casos de corrupçao foi ficando cada vez mais  frequente  ate se tornarem absolutos na midia , hoje só se fala de corrupção, todos os dias tem um caso novo envolvendo varios dos representantes do povo, na maioria das vezes não se prova  nada e eles continuam livres para fazerem  tudo de novo e a população na hora de votar parece que não se lembra ou não leva em conta  os casos de corrupção com o qual o político esteve envolvido parece que a cada eleição o passado do político se apaga  e a população o elege mais uma vez.
A cada novo caso de  corrupção parte da população aquela que acompanha  todos os acontecimentos se revolta  com o que a política do brasil se tornou,um negocio lucrativo para os políticos.É justamente essa parcela da população  que se encontra revoltada, não tem mais aconfiança na política do brasil, pois é  inaceitavel que um país tenha esse tipo de políticos, onde que nada  aconteca com eles , porque  leis as deixam  epaço para a inpunidade  um bom exemplo disso e a lei do ficha limpa que deveria  tornar inelegiveis  os políticos  que tem  condenação por um colegiado de juizes, mas  o mesmo pode recerrer ate o TSE e ter deferido  o seu mandato ou canditura.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O EMPREENDEDORISMO SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA SOCIEDADE

INTRODUÇÃO:
Neste trabalho focaremos as ações de empreendedorismo social, o que poderia ser feito neste Município para melhorar as condições de vida da sociedade, como a própria sociedade pode organizar e conseguir grandes conquistas no campo de uma sociedade mais justa, com direitos e oportunidades iguais para todos.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

As maiorias das pessoas já ouviram falar sobre empreendedorismo, normalmente quem é empreendedor é aquele que acaba de montar um negócio a fim de um ganho, lucro ou renda própria para sobreviver.
Já o empreendedorismo social é pouco conhecido, que geralmente é realizado por pessoas com experiência na área social, ou que desenvolva um trabalho comunitário, esse tipo de empreendedor tem uma visão voltada para promover e criar oportunidades que vão trazer benefícios, melhorias, para aquelas pessoas que estão à margem ou fora da economia do país.
O empreendedor busca soluções para os problemas sociais de uma sociedade. Eles buscam resgatar as pessoas de situações de risco social e promove-las a inclusão social.
O empreendedor social veio para substituir a lógica da filantropia, da caridade e do assistencialismo que era um meio paliativo que não resolvia o problema, o empreendedor social busca a base do problema e tenta resolve-la para assim mudar a situação social de um determinado grupo.
As ações de empreendedorismo social que poderiam ser implantadas na minha cidade poderiam incluir esta pratica nas escolas, faculdades onde os alunos que são membros da comunidade e sabe onde encontrarão dificuldades do dia-a-dia. Como por exemplo, a dificuldade que é encontrada na busca do primeiro emprego, onde são exigidas experiências profissionais, referências comerciais entre tantas outras coisas, mas como é que um jovem que esta em busca do primeiro emprego vai ter experiência se ele nunca trabalhou e ninguém da oportunidade para que ele aprenda, por esse motivo seria muito importante a criação de um local que ensine aos jovens pelo menos o básico para se inserir no mercado de trabalho ou até mesmo oficinas onde esses jovens tivessem a oportunidade de especializar, aprender uma profissão, pois o mercado de trabalho a cada dia que passa se torna mais exigente e os nossos jovens não estão preparados para esse padrão exigido. As escolas e as faculdades poderiam incluir esse trabalho na sua grade curricular preparar os nossos jovens para o mercado de trabalho.    
A inclusão de projetos que façam as pessoas se conscientizarem da necessidade de proteger o local onde vivemos a natureza nossos rios, nascentes matas e animais. Criando por exemplo projeto de arvorísmo, fazer a população se unir para melhorar a cara da cidade com plantação de arvores que no futuro ajudariam a diminuir o calor, proteger e recuperar os rios que cortam as cidades que estão completamente poluídos, na maioria das vezes é utilizados como deposito de lixo doméstico são abandonados  tornando-se um risco para própria sociedade,como ocorreu alguns anos atrás uma enchente que destruiu casas algumas pessoas acabaram morrendo tentando salvar suas coisas,mas não olham que não protegemos a natureza,ela um dia se voltara contra nos , cada  ação gera uma reação catastrófica, que é o que esta ocorrendo no  mundo todo, é tsunami, furacão, terremoto, aquecimento global, é tudo reação da destruição  causada pelo homem.
A criação de uma ONG que desenvolva um trabalho com as famílias carentes, ensinado algumas coisas com as quais depois elas poderiam trabalhar para melhorar suas condições de vida, alguns projetos voltados para os filhos dessas famílias, como aula de reforço escolar, aulas de dança, teatro, brincadeiras que naquele momento as tiraria das ruas e as encaminharia a sociedade, trazendo uma expectativa de um futuro melhor, uma esperança de que as coisas podem melhorar que sonhos podem se tornar realidade, fazer com que elas vejam que podem sim fazer parte de uma sociedade, e que é fazer desse país, um local melhor para se viver, porque uma pessoa só lutando por um objetivo não consegue nada, mas quando as pessoas se unem em prol de um objetivo elas podem muito,fazer grandes mudanças depende da união de uma população.O nosso país anda mesmo precisando  olhar por aqueles necessitam de ajuda, para podermos nos tornar uma sociedade igualitária onde todos tenham os mesmos direitos e não sejam excluídos a margem de uma sociedade egoísta e desigual.  
E também projetos que visem resgatar jovens envolvidos com a criminalidade e as drogas que na maioria são crianças, que entram nesse mundo, que sem ajuda sem um apoio não conseguem ver o que de melhor a vida tem a oferecer. Jovens envolvidos com drogas vão precisar de ajuda para se livrar desse vicio,  sozinhos jamais vão conseguir ter suas vidas de volta, e essa destruição  que as drogas causam  não atinge  só  o usuário, como também  toda a família  e toda sociedade.Nossos jovens vem se destruindo, a criminalidade  já  tomou conta  até nos lugares  mas remotos do país, onde antes se tinha uma vida  pacata e calma, nós temos  que lutar  para  tirar nossos jovens desse mundo das drogas  e do crime. E através  de pessoas que  estejam  disposta a buscar  isto realmente, porque  hoje a ajuda que essas pessoas tem normalmente não é suficiente  para suas necessidades, não tem local adequado para esse tipo de tratamento e o  que é muito pior  não tem pessoas preparadas que queiram lidar  com esse tipo de pessoas, pelo grau de dificuldade encontrada para realização desse tratamento pois é muito difícil  trazer essas pessoas de volta para a sociedade. Normalmente as pessoas usuárias de drogas não tem condições de pagar por um tratamento adequado, que nas clicas particulares custam caro, não tem a menor condições de uma família de baixa renda manter um ente querido internado para se recuperar, nas poucas instituições publicas que disponibiliza esse tipo de tratamento não ou não tem vagas  ou a instituição não funciona como deveria,pois as condições das instalações são precárias, falta material adequado.Assim não há profissional que consiga ajudar alguém a se reabilitar. E por esses motivos que temos que lutar melhorar esse tipo de atendimento para podermos recuperar nossos jovens e termos uma sociedade com igualdade. Quando conseguirmos melhorar o nosso pensamento em relação às coisas e aos acontecimentos a nossa volta talvez ai possamos melhorar a nossa sociedade que tanto nos exclui, e que destrói tudo a nossa volta, nos tornando cada vez mais individualista e destruindo a nós mesmos.

CONCLUSÃO:
A nossa sociedade só vai melhorar quando tomarmos consciência de que temos que nos ajudar para conseguirmos melhores condições de vida para todos. As oportunidades têm que estar acessível a todas as pessoas para que possamos juntos construir uma sociedade baseada na igualdade, onde todos tenham os mesmos direitos.